top of page

1º Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável

 de uma Cidade Costeira de Alagoas: O caso Maragogi

(Pré-Simpósio Internacional RenovEnergia’18)

12,13,14 Setembro 2017

Maragogi/IFAL  -  Rio Largo/CECA/UFAL

 O adequado uso de recursos disponíveis a partir de arranjos locais garantirá a sustentabilidade das inovações que estão sendo adotadas em ecossistemas que foram fragilizados ao longo do tempo por fenômenos naturais e pela ação do homem. O da região costeira em análise é um dos mais evidenciados em decorrência do amplo desenvolvimento do turismo. O ambiente ensolarado inerente a região além de atrair turistas representa fonte constante para a produção de energia solar que vem sendo aproveitada em benefício da comunidade local e dos turistas. A reconversão econômica em processo nas atividades agrícolas da região vem favorecendo a produção agroalimentar e a produção de biomassa para geração de energia. A reordenação urbana e o incremento da prestação de serviços sanitários na cidade vem oportunizando o planejamento de uso de resíduos para a geração de energia.  A tecnologia para o melhor aproveitamento dessas fontes limpas de energia é de fundamental importância nesta formatação. Um diagnóstico auxiliará na identificação dos elementos dificultadores no processo de alavancagem desse modelo de desenvolvimento sócio-econômico em implementação. (Importância para o Estado, para a instituição/associação e na trajetória do grupo de pesquisa.)

 A integração dessas tecnologias com o ambiente local é estratégico para o processo de desenvolvimento econômico, de inclusão social e da responsabilidade com a preservação ambiental, pilares do desenvolvimento sustentável. Um diagnóstico auxiliará na identificação dos elementos dificultadores no processo de alavancagem desse modelo de desenvolvimento sócio-econômico em implementação.

 O evento facilitará a disseminação do conhecimento técnico, científico e cultural pela interação entre profissionais do ensino superior e de pesquisa, estudantes e membros dos diferentes segmentos da sociedade.

Para que o amplo debate sobre as energias renováveis possa ser melhor aproveitado no simpósio internacional sobre o assunto planejado para 2018 (RenovEnergia’18), o seminário proposto pretende canalizar o planejado e as ações em fase de implementação para o melhor atendimento às demandas locais de conformidade com o desejado para o estado de Alagoas. A diversidade de iniciativas dessa natureza no Estado como estratégia de melhor aproveitamento dos nossos recursos naturais vem criando o ambiente para a instalação e desenvolvimento de um polo tecnológico focado em tecnologias de uso das energias renováveis.

 Partindo desse raciocínio buscaremos respostas para as seguintes questões:

-  Como fazer uso do conjunto de tecnologias para melhor aproveitamento dos produtos energéticos e alimentares? Qual seria a possível mais valia advinda da estratégia de uso dos recursos disponíveis?

-  Como organizar os atores sociais para facilitar a mais valia (economia), a geração de emprego (social), a oferta de produtos (mercado) e a reprodução adequada desses recursos naturais (meio ambiente).

Em considerando que o ano de 2017, definido pela ONU – Organização das Nações Unidas, como o ano internacional da Sustentabilidade e para enriquecer o debate serão apresentados alguns exemplos na esfera mundial relativos a cidades costeiras e construções marítimos enfatizando a preocupação com a preservação ambiental e o uso das energias renováveis como estratégia de desenvolvimento sustentável. A dinâmica da relação entre o rural e o urbano será trabalhada salientando o processo de ocupação espacial e a procura por competitividade, consumo e comércio na construção da relação entre a produção agroalimentar, energia renovável e o turismo sustentável.

 Esses eventos pretendem disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos e de inovação do estado de Alagoas. Eles facilitam a realização de intercâmbios e a participação dos pesquisadores alagoanos em redes de pesquisas de alto nível regionais, nacionais e internacionais. Além de aumentar a qualificação dos grupos de pesquisa do estado eles também contribuem para a melhoria dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu sediados em Alagoas.

bottom of page